Você sabe como higienizar frutas, verduras e legumes?

OS BENEFÍCIOS DA AVEIA
19 de outubro de 2017
SELOS DE INSPEÇÃO
28 de maio de 2018
Exibir tudo

O hábito de consumir hortaliças é bastante relevante devido ao seu valor nutricional. Possuem fibras, vitaminas e minerais, sendo assim vantajosa a sua inclusão em sua dieta.

Apesar das vantagens, as hortaliças podem apresentar riscos, principalmente por serem freqüentemente consumidas cruas. Hortaliças podem ser transportes de microorganismos, devido à contaminação após a colheita, no transporte, na distribuição e no armazenamento.

Muitas pessoas acreditam que o vinagre ajuda a eliminar as bactérias, mas ele apenas ajuda a soltar a terra e as larvas de insetos que ficam presos nas folhas.

A água sanitária e o hipoclorito de sódio são os agentes químicos mais utilizados para a sanitização de vegetais, já que é considerado um método seguro para a saúde, evitando intoxicação alimentar e problemas intestinais, por exemplo.

Para a higienização destes alimentos deve-se lavar um a um em água corrente, em seguida deixar imerso na solução clorada (água e produto escolhido), a diluição e o tempo de permanência do alimento na solução deve ser feita segundo a recomendação do fabricante, e depois se deve enxaguar novamente um a um em água corrente.

Na hora de escolher a água sanitária, é importante conferir se ela tem registro no Ministério da Saúde. Não compre produtos com perfume e nem outras soluções de limpeza para a roupa.

O consumo de frutas, verduras e legumes é de extrema importância para a saúde, mas para o consumo seguro destes alimentos é necessário que sejam higienizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *